quinta-feira, 2 de julho de 2009

Modernizando a lingua portuguesa

Depois de escutar e ler muitas pessoas usando esta palavra nas conversas cotidianas, resolvi exercitar um pouco e criar o "super-hiper-mega de verbo conjugator do diário da maionese" para conjugar o verbo "deletar"...

Gerúndio: deletando

Particípio: deletado

Indicativo

Presente Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito

eu deleto

tu deletas

ele/ela deleta

nós deletamos

vós deletais

eles/elas deletam

eu deletei

tu deletavas

ele/ela deletava

nós deletávamos

vós deletáveis

eles/elas deletavam

eu deletei

tu deletaste

ele/ela deletou

nós deletamos

vós deletastes

eles/elas deletaram

 

Pretérido mais que perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito

eu deletara

tu deletaras

ele/ela deletara

nós deletáramos

vós deletáreis

eles/elas deletaram

eu deletarei

tu deletarás

ele/ela deletará

nós deletaremos

vós deletareis

eles/elas deletarão

eu deletaria

tu deletarias

ele/ela deletaria

nós deletaríamos

vós deletaríeis

eles/elas deletariam

 Subjuntivo

Presente Pretérito imperfeito Futuro

que eu delete

que tu deletes

que ele/ela delete

que nós deletemos

que vós deleteis

que eles/elas deletem

se eu deletasse

se tu deletasses

se ele/ela deletasse

se nós deletássemos

se vós deletásseis

se eles/elas deletassem

quando eu deletar

quando tu deletares

quando ele/ela deletar

quando nós deletarmos

quando vós deletardes

quando eles/elas deletarem

 Imperativo

Afirmativo

-

deleta tu

delete ele

deletemos nós

deletai vós

deletem eles

18 comentários:

Aline disse...

hummm...o que vc pretende deletar em tantas conjugações heim??

beijokas

Fabiane Bastos disse...

Diario da Maionese revolucionando a lingua portuguesa!

Marcella Leal disse...

Sempre tive uma dificuldade com a conjugação de verbos...
Isso aí é algum tipo de sinal de revolta?

Sim, preciso urgentemente, de um monitor novo!

POST NOVO NO BLOG! xD

Nascimento disse...

Isso aí está na nova reforma da Lingua portuguesa?

disse...

Achei legal o "verbo conjugator", muito útil (: Mas tem algum motivo para o verbo escolhido ser 'deletar'? :*

Nascimento disse...

Marco, O novo dicionário eletrônico Aurélio possui o verbo deletar conjugado. Deletar vem do latim delere" (apagar, remover, suprimir; particípio: "deletus").

Deletar não é mais apenas um kargão da Informática e faz parte das novas palavras incluídas na recente edição do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", que foi lançada pela Academia Brasileira de Letras (ABL).:D

dstv disse...

Por que deletar??

bjs

Larissa disse...

deletando todas as conjugaçoes ;}

ta muito legal aqui.

;*

Victória disse...

uisahiasuhauahsiuashuia
boa boa, mas como eu estou de férias, vou deletar todas as conjugações, igual a menina de cima ;]
iuashiusha


beijos :*

D.Ramírez disse...

kkkk bem bolado..
muito bom, o termo deletar acho o mais usado nos dias de hoje..kk
Abraços

Kenia Mello disse...

Bão, conjugue aí o verbo outputar. Hehehe
Beijo.

Nathália disse...

Gostei muito do teu blog,!parabéns

Anônimo disse...

uau! qual será a mensagem? rsrs

railer disse...

palavras novas estão sempre surgindo. mas pra você conjugar tudo, em especial esse verbo, deve ter um motivo...

Mari Caetano disse...

Português! Jesus, é um horror :x
adorei o blog :)

Passa lá no meu?
www.docereja.blogspot.com
Bjos doces com calda de cereja com cerveja :*

Victória disse...

eu também sou uma pessoa muito nostálgica... e vc nao vai mais atualizar o blog?

Marcella Leal disse...

Post novo no meu blog!
Te espero por lá x)


VOCÊ SUMIU!!! NÃO VOLTA MAIS?

Mauro S disse...

Hoje em dia deleta-se muita coisa, não só o que se refere ao computador, não é mesmo?
Legal o blog.