quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Estradas dos Romeiros - São Paulo

Ouvi falar sobre a Estradas dos Romeiros em 2010, quando comecei a andar de motocicleta, mas nunca tive a oportunidade de rodar por ela em duas rodas. 

Durante o último feriado de 7 de setembro resolvi procurar algum lugar que sirva café da manhã rural e me deparei com a indicação de um local chamado Fazendo do Chocolate. 

Liguei o GPS, segui o caminho recomendado e passei por uma espécie de portal com a indicação Estrada do Parque (nome atual da Estrada dos Romeiros) e nem desconfiei que finalmente estava aproveitando a paisagem da famosa estradinha.

Existe um rio que corre paralelo a estrada e que proporciona uma agradável paisagem, mas de repente começamos a deparar com blocos de espuma densa, indicando que as coisas não estão tão bem quanto a paisagem sugere.

Logo percebemos que existe uma usina hidrelétrica que provoca muita espuma com a queda d'água, criando uma espécie de crosta de espuma densa que cobre o rio a jusante.

Espuma provocada pela usina hidrelétrica da Estrada dos Romeiros - Itú - Cabreúva
Espuma gerada pela poluição na usina hidrelétrica que recebe as águas do Rio Tietê
Espuma do Rio Tietê na Estrada dos Romeiros
A espuma densa que cobre esta parte do Rio Tietê

Realmente é triste ver uma região tão bonita com estes problemas provocados pela poluição. A visão destes icebergs de espuma são de entristecer. Navegando pela Internet é possível ver que este assunto já foi abordado várias vezes pela imprensa e por cidadãos comuns a muito tempo mas parece que nada mudou. Fica aqui mais um registro deste cenário triste e a esperança de que algo seja feito no futuro.

Para não deixar este post acabar de forma melancólica, segue mais uma foto de uma pequena cachoeira da região para evidenciar o potencial turístico mal aproveitado da região.


Estrada dos Romeiros - Pequena cachoeira encravada na região
Pequena cachoeira da região

Estrada dos Romeiros - Vista do Rio Tietê
Vista do Rio Tietê

Estrada dos Romeiros - Vista do Rio Tietê
Vista do Rio Tietê


Para saber mais

Estrada do Parque (último acesso em 15/09/2016)